Você conhece essa imagem né?
Há quem diga que essa é a fotografia mais conhecida do mundo (apesar de quase ninguém sequer saber que ela é real!). Essa vista é originária de uma região rica na produção de vinho na California, o Vale de Napa. Inclusive, quando eu usava o Windows XP tinha frequentemente a sensação de conhecer esse local. Isso é algo passível de acontecer quando estamos diante de uma imagem com enquadramento perfeito. Nesses casos, a fotografia passa a ser uma espécie de janela, quase um passaporte para acessar aquele ambiente registrado. Mas esse sentimento de familiaridade gerado nas pessoas que enxergam uma fotografia, é um resultado que requer muito estudo e habilidade.
Com certeza você já esteve em um ambiente ou evento em que foi fotografado, no outro dia foi olhar a foto e ficou com a sensação que aquela foto não está representando bem o ocorrido… sejam sinceros! As vezes é por conta de uma foto mais escura em um ambiente com tanta iluminação, ou a imagem de um lindo vestido azul que saiu esverdeado, e até mesmo alguém com olhos claros que saiu avermelhado.
Pouca gente imagina, mas uma das funções mais importantes do perito criminal é saber fotografar a cena do crime. Analogamente, os peritos de cada área específica (medicina, odontologia, química, etc) também são cobrados dessa habilidade para a construção dos laudos. E é justamente aqui que vem à tona a capacidade de mostrar fielmente o ambiente de algum sinistro ocorrido, uma lesão traumatológica ou uma ossada com detalhes determinantes para identificação.
Engana-se também quem acha que um celular com câmera de 18Mpx vai dar conta de registrar qualquer perícia. Na ciência forense, a câmera fotográfica profissional é uma ferramenta de trabalho tão importante quanto um revelador de impressões digitais (quem pretende a carreira, é bom começar a juntar dinheiro se quiser ter algo de qualidade rsrs).
Mas calma, o esforço financeiro é um dos últimos a ser empenhado, antes disso é importante sentar o bumbum na cadeira e estudar minimamente sobre:
Lentes
Flash
Iluminação
Enquadramento
Foco
Velocidade do diafragma
Sensibilidade ISO
..
Anota aí que lá vai uma dica inédita!
..
“Tão importante quanto estudar, é praticar”
..
Mas… Voltando a realidade da fotografia mais acessível, todo mundo que tem um smartphone, obrigatoriamente, têm uma selfie. Somente no instagram, são 500 milhões de usuários ativos diariamente, já imaginou a quantidade de selfie postada por minuto no mundo? Aliás! Já imaginou a quantidade de selfies tiradas antes de escolher qual vai ser postada (diariamente)?
Pois é, esse é um ponto que vem a somar exponencialmente na perícia forense, principalmente para a Odontologia legal. Pois nem sempre é possível obter uma imagem oficial (atualizada) de uma pessoa antes da morte ou desaparecimento, e cada dia mais estão sendo aproveitadas selfies para análise pericial. Nos casos de desaparecimento, a análise fotoantropométrica pode gerar como resultado a previsão de como a pessoa estaria hoje em dia, a partir de medidas e expressões faciais da idade. Caso exista a suspeita de morte, ainda é possível comparar a linha do sorriso registrada nas selfies do desaparecido, com a de crânios encontrados e encaminhados aos Institutos de Polícia Científica. O crescente aumento na qualidade das câmeras de smartphones também possui contribuição nesse processo.
Portanto, antes de julgar desnecessário registrar um momento ou sorriso em ocasião especial, esqueça qualquer problema, viva e guarde aquele tempo! Lembre-se que ele nunca mais voltará ou será o mesmo!
“Faça valer a pena” - Violonista do filme Titanic
Johnys Berton Medeiros da Nóbrega
Referências:
DARUGE, E. Tratado de odontologia legal e deontologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017. p. 524 - 550. VANRELL, Jorge Paulete. Odontologia Legal E Antropologia Forense . Grupo Gen-Guanabara Koogan, 2000. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwXvMl9k4lPdmF2LsHU-Ol6jx-15SFffJqHo6638AUsHJNZxKEVSp8YPFxjakFtVPmbqVqTDZ5fa30x4tgUJuiSGNj0CfkL5PxaV44T7iHvMvV17ABhkubItsD-ttoR_x9jGJpeXed5zQ/s1600/windows_xp_bliss-wide.jpg https://i.pinimg.com/originals/71/0d/db/710ddb3fd784c3a6849b66d34200381e.jpg https://blog.emania.com.br/8-curiosidades-da-fotografia-que-voce-precisa-conhecer/ https://amenteemaravilhosa.com.br/wp-content/uploads/2018/08/mulher-sorrindo-mais.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário