Olá, pessoal, tudo bem? Como vocês devem ter acompanhado em nosso Instagram, nas últimas reuniões da nossa liga temos discutido sobre as diferentes atuações do perito odontolegal, que por sinal vai beeem além dos exames em cadáveres e ossadas (como muita gente imagina, né?). Nesse sentido, trazemos hoje pra o nosso blog um texto da professora Alicia Mariel Picapedra, escrito juntamente com Carlos Sassi, que além de seu esposo é também parceiro de Odontologia Legal e pioneiros na área, no Uruguai.
Tanto Alicia quanto o Carlos possuem graduação em Odontologia pela Universidad de la Repúplica (FO-UDELAR) e são especialistas em Odontologia Legal e mestres em Biologia Buco-Dental com área de concentração em Odontologia Legal pela FOP-UNICAMP. A Alicia fez seu doutorado em Odontologia com ênfase em Saúde Bucal Coletiva pela Faculdade de Odontologia da UFRGS e atualmente é professora titular da instituição onde se graduou, no Uruguai. O Carlos seguiu seus estudos na FOP-UNICAMP, se tornando Doutor por esta instituição, também em Biologia Buco Dental, com ênfase na Odontologia Legal
No campo da Odontologia Legal, os professores têm experiência em antropologia forense, identificação humana, ética e legislação odontológica e vem compartilhar conosco um pouco da trajetória do casal, sobre como foi sair do seu país para fazer pós aqui no Brasil, como foram recebidos e o que têm feito na área desde seu retorno para o Uruguai.
É, gente, presença internacional por aqui, chique, né? Em dose dupla! Fiquem abaixo com o texto da nossa convidada, nós adoramos essa participação, espero que gostem. Boa leitura!
______________________________
Na Faculdade de Odontologia da Universidade da República, Montevidéu, Uruguai (FO-UDELAR), a disciplina de Odontologia Legal é ministrada desde 2002, como disciplina opcional, que pode ser escolhida pelos alunos do 4º e 5º ano, lembrando que a carreira toda tem 11 semestres de duração.
O Professor Vanrell (Jorge Paulete Vanrell), uruguaio de nascimento e brasileiro por opção, veio até a faculdade em 2005, para ajudar na formação acadêmica dos docentes, e gentilmente nos convidou para visitar a FOP-UNICAMP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário