A Traumatologia ou Lesonologia Médico-legal estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos, sendo elas: energias de ordem mecânica, física, físico-química, química, bioquímica, biodinâmica e de ordem mista.
• As energias de ordem mecânica causam lesões que são classificadas em:
- Ação perfurante – lesão punctória ou puntiforme
- Ação cortante – lesão incisa ou cortada
- Ação contundente – lesão contusa
- Ação perfurocortante – lesão perfurocortada
- Ação cortocontundente – lesão cortocontusa
- Ação perfurocontundente – lesão perfurocontusa
Armas
➢Função de imprimir no projétil lançado um movimento de rotação, além de estabilizar diversas forças físicas presentes na natureza e fazer com que o objeto alcance o seu alvo sem alteração em sua trajetória. Com isso, as armas de fogo comumente participam da causa mortis pela ação perfurocontundente. ➢O projétil é instalado em uma estrutura que deve ser acionada, causando a queima do propelente (pólvora) e a respectiva expansão de gases. É importante ressaltar o fato de que os componentes que saem do cano da arma podem estar presentes ou não na lesão, dependendo se o disparo é encostado, a curta distância ou a distância. Sendo assim, o orifício de entrada é a parte da lesão que apresentará as maiores discrepâncias quando se compara o traumatismo provocado por tiro encostado, a curta distância e a distância.
• As energias de ordem física são capazes de alterar a forma corpórea levando a diferentes lesões. A temperatura (frio, calor) pode levar a intermação – queimadura; a baixa pressão atmosférica pode causar hipóxia; na eletricidade pode ocorrer fulguração, fulminação, eletroplessão e eletrocussão; as radiodermites ou queimaduras podem estar presentes na radioatividade; e a luz e som podem determinar cegueira ou surdez.
• As energias de ordem química são aquelas que, em contato com o tecido vivo, desencadeiam uma reação com repercussões internas (venenos) ou externas (cáusticos).
• Já as energias de ordem físico-química impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a bioquímica do sangue, produzindo a asfixia.
As asfixias foram classificadas por Hélio Gomes como: Asfixias por constrição do pescoço (Enforcamento, Estrangulamento e Esganadura); Asfixias por sufocação, nas quais o impedimento à respiração não é a constrição do pescoço (Sufocação indireta, Sufocação direta, Soterramento e Confinamento); Asfixia por introdução do indivíduo em meios diferentes da atmosfera normal (Afogamento e asfixia por outros gases, como o monóxido de carbono).
.
Referências:
- DARUGE et al. Tratado de Odontologia Legal e Deontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 898p. Cap. 35, p.626-663.
- FRANÇA, G.V. Medicina Legal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 8ª ed., 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário